SP Escola de Teatro / CEPECA – USP
Protocolo da aula do dia 23/09/2010
Escrito por: Jó Bichara
Quinta-Feira, nosso último dia de aula, agora, só nos resta a saudade, só nos resta as pesquisas e as lembranças da turma. Depois desse dia, os dias não serão os mesmos, nós não seremos os mesmos, nossa concepção teatral vai mudar. Restará nas lembranças esse último dia e os anteriores, as conversas, os debates da turma, os risos, as polêmicas, os professores, neste último dia, logo na chegada de todos, olhei para cada um, cada rosto, cada olhar, uns sei que voltarei a encontrar, outros não tenho tanta certeza, mas de uma coisa eu sei, sentirei saudades.
Fizemos nosso ultimo aquecimento coordenados pela excepcional Renata Mazzei, já na sala se encontravam Rejane, Edu e Evinha. Feito nosso “aquecimento” e trabalho corporal, passamos então a experimentar nossa cena concebida, começamos o trabalho na prática, aos olhos dos atenciosos e dedicados educadores do CEPECA, logo mais adiante, cerca de uma hora, seria nossa tão esperada APRESENTAÇÃO !, estávamos compenetrados no trabalho e depois de passarmos nossa cena algumas vezes, Rejane e os demais educadores sempre com seus olhares especiais e seus talentos inigualáveis, tocaram com maestria nosso trabalho e causaram uma interferência positiva para engrandecer ainda mais esse resultado que havíamos criado, com isso, nossa cena ou resultado final, foi aos poucos se moldando em pequenos novos detalhes e com isso tomando uma forma mais plausível, mais vistosa... era uma dica aqui, outra ali e atentos fomos acolhendo esses últimos ensinamentos e chegamos num resultado final, agora com começo, meio e fim, não havia mais tempo pra nada. Foi então que com a presença do Juliano (Coordenador dos Cursos de Difusão da SP Escola de Teatro) e demais membros do CEPECA (Cadú, Adriano e Renata Kamla) apresentamos o que construímos durante todo processo de aprendizado.
Ao final, em roda, debatemos as técnicas, as emoções, ações, sentimentos, processos e acima de tudo o orgulho de termos participado de tão honrosa companhia e maestria junto aos amigos (creio que já posso dar esta denominação) do CEPECA e aliado a isso, também frisamos o acolhimento que a SP Escola de Teatro e o Juliano nos proporcionaram.
Espero que nessa VIDA possamos semear a arte de maneira sempre a conduzir ao caminho do amor, do respeito, da igualdade e acima de tudo da amizade. Cada gota de suor, cada desesperança, cada dor no corpo, cada dúvida, valeu muito a pena, no final o que ficou foi o aprendizado, o crescimento, a intelectualidade, o conhecimento e o amor. Meu muito OBRIGADO a todos.