Aula 19/08. Pesquisadores: Renata Mazzei e Eduardo de Paula. (será um breve relatório, já que está fora do tempo).
Iniciamos nossa jornada com exercícios de respiração e alongamentos. Partimos para o exercício de movimentos que eram impulsionados por alguma extremidade do corpo, como braço, mão, ombro, joelho, pé. Esses movimentos eram para ser feito com um giro de 360º. Depois, com o mesmo princípio do impulso, ficamos mais livres para tentar outros movimentos, que não necessariamente envolvessem um giro de 360º.
Então, foi pedido que escolhessemos quatro posições que tivessem surgido da improvisação desses movimentos. Então elas deveriam ser repetidas e apresentadas aos outros.
Fomos então para um trabalho de improvisação de movimentos que tinham o princípio do impulso que levava o corpo (levava realmente, podendo chegar um impulso a te deslocar dois metros para alguma direção) e ainda trabalhamos com os opostos leve e forte.
O próximo passo foi o de juntarmos as quatro posições que surgiram antes com os opostos (leve e forte).
O último momento prático envolvia novamente improvisação dos atores, tendo como fundo musical a "Valsinha". A base dessas improvisações eram três palavras-estímulos: a espera, a chegada e o encontro. Um trabalho que rendeu frutos para mim!
Encerramos os trabalhos corporais e fomos para as trocas de palavras.
Sempre um trabalho baseado no corpo do ator, no caso do Edu "O Ator no Olho do Furacão" e da Renata "O Aikido", com possibilidades distintas e livres.
Para a apresentação final, o Edu sugeriu performances individuais e solos de todos atores, espalhados pela escola, basicamente com o tema "Espera". O próximo momento sugerido por ele seria a "Chegada" de todos a um lugar comum, em que cada ator se deparasse com os adereços dos outros e ouvesse uma união com o tema final, o "Encontro", e uma celebração desse encontro.
Uma aula muito produtiva e cansativa. Cansei o corpo e liberei a mente para criar. Foi realmente muito bom!
Nenhum comentário:
Postar um comentário