segunda-feira, 7 de junho de 2010

ATA AULA DIA 20 DE MAIO DE 2010
PROFESSORA: Laura Lucce

PRESENTES NA AULA:
Gilberto Freitas
Evie Milani
Camila C. Nobre
Ana Frazão
Joana
Rodrigo Oliveira
Paulo
Daniel
Rossana de Marchi

ESCRITO POR:
Rossana de Marchi

Na aula foram passados os princípios da Mímica Corporal Dramática. São Eles: Tônus(La pin), Transferência de peso ( 4 alavancas), os tipos de andares, segmentação(rotação, inclinação, translação), as partes ativas do corpo(cabeça, busto, quadril, perna e peso), o uso das 3 dimensões,, oposição( amplitude do movimento), dinâmica rítmica (toque global, toque ressonância, vibração, antena de escargot e pontuação). Tudo isso por meio de exercícios práticos, iniciados por um aquecimento de Lecoq.(posições e respiração)
Fizemos também uma meditação que era composta dos seguintes movimentos(idéias): ver a idéia, colocar na mesa, ficar em dúvida, ver outra idéia, duvida de qual é a melhor, juntar as duas e tomar atitude. Ao som da Valsinha executamos essa meditação, primeiro isolados, depois interagindo com os outros e por fim divididos em dois grupos construímos uma cena em cima do que foi passado em aula.
No final da aula discutimos sobre sensações que tivemos e os assuntos abordados foram: a beleza da mímica no entendimento do mundo físico, de expressar sensações e sonhos escondidos através do corpo. Para Etienne Decroux a mímica era baseada em ética, poética, estética e pedagogia. O importante era trazer através de movimentos simples e do cotidiano os sentimentos dentro do ator, e não só a ação pela ação. O simples pode virar uma ação, existe a possibilidade de corte, de rasgar o tempo. Como exemplo Laura contou para a gente sobre uma cena onde uma mulher estava costurando e de repente essa costura era da vida dela.. saiu do simples ato de costurar um tecido e virou uma costura dos sonhos dela.
A mímica não precisa ter uma linearidade, tem a beleza de outro tempo, espaço e trabalha muito com a liberdade poética. É o corpo falando sem ser narrativo, falando o que importa ( o que não quer dizer que não possa ter falas na mímica)

Como bibliografia Laura falou do livro Canoa de Papel de Eugenio Barba, citou também o filme Boulevard do Crime onde Decroux atua como ator e cuidou da parte corporal. O Grupo Dos a deux também foi citado por fazer um trabalho interessante em relação á Mímica Corporal Dramática e também foi falado de George Mascarenhas e Vitor Seixas que fazem esse trabalho no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário